Followers.

sexta-feira, junho 30, 2006

pensamentos vagos


...É, a vida é uma parada surreal mesmo. Quando agente vê, estamos entorpecidos por algo que nos sega e é por isso que não vemos além.
Um dia desses alguém muito importante pra mim chegou e falou durante uma conversa que eu estava sendo mesquinho por certas atitudes. Ela tava certa, o ser humano sem sabedoria acaba sendo mesquinho com o que tem ou o que faz, mas é assim principalmente por causa do meio em que vive e das atitudes das pessoas ao redor. Isso se chama processo de osmose social. Por isso tem muitos irmãos por aí tentando mudar o lugar onde vivem pra melhor, saca. Porque se você não faz nada, começa a se fechar. Às vezes e só às vezes isso é bom pra saber quem você é de verdade, mas quando se passa muito tempo assim e se vive ao mesmo tempo, o bicho pega porque acaba virando uma pedra que nada toca e nada vê a não ser ela.
Eu às vezes sou mesquinho, mas só quando vejo que quem está ao redor também é. O que eu quero dizer com isso? Pessoas mesquinhas só percebem outras pessoas mesquinhas. Tipo, é fácil falar: po cara tu só pensa em você mesmo! e não olhar pra si próprio no mesmo instante e falar: eu falei isso, mas eu pensei por minha causa. Tem muita relação de valores que é assim mas ninguém vê.
E é aquele negócio, saca: Se você não fizer nada pelo mundo é como não fizesse nada por você mesmo.

A muito tempo eu venho passando por maus-bocados por não saber mais o que fazer nesses tempos de batalha onde ninguém confia em ninguém, onde teu parceiro chega de repente pra te apunhalar e o amor vai perdendo mais e mais.
Mas aí é que tá a parada, se eu não tentar mudar isso, quem vai?
É... avida é uma viajem longa e cheia de dores.
E a dor é de todos, mesmo que alguns se neguem a sentir.
...

quinta-feira, junho 15, 2006

Identidade cont.

Tem muitas coisas que percebemos ao longo da nossa caminhada, e que vemos que é bem loko viver nesse campo minado chamado mundo. Depois da minha infância eu aprendi muito, mas não mas que nela, pois eu absorvi muita coisa com os olhares de antes e acho que por isso tem muita coisa aí que pra mim não é novidade nenhuma. Por causa da violência da minha cidade natal meus pais resolveram se mudar pra uma cidadezinha chamada São Luís do Maranhão. Agente chegou aqui e viu logo que por mais que seja Brasil, os lugares daqui são quase África. O jeito das pessoas se vestirem, a fala, as gírias, as ruas, o cuspe no chão, a piçarra, as ruínas, enfim, o ambiente tropical de decadência colonial e as gangrenas que os ‘senhores’ deixaram por aqui.
...Logo que eu cheguei aqui, passei mal pra caramba por causa do calor e da umidade, mas como moleque sempre se cura mais rápido eu depois disso já tava na rua brincando com minhas primas. Era um ambiente novo pra mim: Esgoto a céu aberto, ruas de piçarra com poeira subindo e carros carcomidos passando. Até que era legal fazer todas aquelas brincadeiras na rua já que nunca tive contato com isso antes. Era muito bom enquanto eu não crescia, mas depois fui ver que não se pode deixar vencer pelo senso comum e pela apatia mascarada de conformismo. É, é bem legal curtir com os amigos e tal, mas se não tiver cabeça pra mudar esse lugarzinho onde c vive, não adianta nada.
O mais difícil em tudo é ver que parece que o atraso ta aqui uns quarenta anos e quase ninguém se incomoda em ver que uma cidade com tanto potencial é desperdiçada nas mãos dos governante que fabricam vendas para os olhos do povo...
...Meu pai, logo quando chegou aqui, criticava como ainda hoje critica o modo de tratamento das pessoas aqui, a forma de se vestir de acordo com a moda mas sem olhar pra si mesmo e falar: isso não me cai bem. O ‘obrigado’ e o ‘por favor’, o ‘com licença’ e várias outras coisas da educação que vão desde de o cara que ta jogado lá na rua(que tem pelo menos razão de não ter tanta educação) até o canalha de carro importado andando na litorânea. E isso tudo é reflexo da manipulação e do atraso que acontece aqui. Não é visível aos olhos do senso comum, mas se você começa a perguntar porque a sociedade ta assim, as coisas vão aparecendo. Ao longo do tempo que eu vivi aqui conheci muita, mas muita gente mesmo que tem o pé preso por causa de favores de poderosos, e essa relação de poder que eles exercem aqui por causa desses ‘favorzinhos’ é que são o atraso aqui, é o que sufoca o povo sofrido. Até hoje eu vejo isso e tento mudar com minha fala, e tipo, hoje em dia parece que as pessoas estão começando a mudar de pensamento, e essa mudança ta vindo dos jovens, que são poucos mas pelo menos mais do que antes...




...É isso ae: YOUNG MAN, THE POWER IS IN YOUR HAND!! YOU BETTER MAKE THE RIGHT MOVE! YOU GOT THE FREEDOM TO CHOSE…